quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Humanidade, Um Olhar Adaptativo



A história evolutiva da nossa espécie é bem peculiar, não encontramos em nosso planeta nem uma espécie próxima à nossa. O mais próximo que podemos chegar são os Chimpanzés e Bonobos, sendo que tínhamos um ancestral comum com esses animais há cerca de cinco a oito milhões de anos. Há uma hipótese que diz que nossos ancestrais não estavam sujeitos a muitas pressões seletivas do meio ambiente como predadores e variáveis ambientais, seriam “ecologicamente dominantes”, a grande pressão seletiva que nos fez chegar onde estamos hoje teria sido causada por mudanças em seu comportamento social e psique humana. De acordo com essa hipótese nós teríamos evoluído com um misto de cooperação e competição dentro de grupos de indivíduos da mesma espécie. É esperado que indivíduos dentro de um mesmo grupo cooperem, o ponto chave seria tentar fazer com que outros grupos também cooperassem com os interesses do seu grupo. É razoável pensar que um grupo com indivíduos capazes de convencer outros grupos a cooperar com seus interesses tenderiam a obter mais recursos do meio e deixar mais descendentes que herdariam essa mesma característica. O grupo com tal capacidade afetaria a sobrevivência dos outros.

O cérebro pode ser visto como uma ferramenta social. Dentro do cenário ilustrado acima, o aumento da capacidade cerebral foi uma característica selecionada pois possibilitou com que o homem lidasse com incertezas sociais. O verdadeiro desafio que nossa espécie enfrentou foi lidar com seus companheiros humanos. Deste modo podemos observar hoje em nossa espécies características interessantes que teriam surgido em nossos ancestrais, a capacidade de prever eventos e cenários é uma delas. Um exemplo bem simples: imagine que seu chefe está em uma reunião para decidir se você ganhará um aumento ou não, você logo começa a pensar: “bom, se ele me der um aumento seria massa eu terei mais grana para juntar e comprar um ap, sair da casa dos meus pais, poderia viajar todo ano sem ter maiores preocupações, vou ter grana até janeiro para mandar arrumar aquele meu carro velho que só dá prejuízo...”. Essa é uma característica interessante para um grupo que encontrará outro não muito disposto a cooperar, ele pode prever o que está por vir e ser favorecido por isso. A consciência também é algo muito interessante, ela Possibilitou que o homem se percebesse como o outro o perceberia. Deste modo ele pode mostrar para o outro o que o outro gostaria de ver, favorecendo a cooperação.

Quando trabalhamos com biologia evolutiva o que observamos é, basicamente, o que um indivíduo deseja (isso não implica que o fazem de forma consciente) é aumentar o seu fitness (o número de seus genes em uma próxima geração). De forma direta um homem pode fazer isso tendo filhos com várias mulheres. Muitos dos comportamentos que possuímos tem uma base biológica que foi moldada pela seleção natural e uma coisa é certa, não há na natureza altruísmo puro e simples. Para tornar meu ponto mais claro: as pessoas boazinhas não existem!

Agora, vamos fazer um exercício de imaginação. Imagine uma pessoa que tem uma banda de rock and roll, que escreve músicas bonitas e que falam de sentimentos nobres, é alguém que se preocupa com os outros e também com bem estar dos animais. Isso soa muito anos 70, woodstock, paz e amor, é por aí. O que você me diria dessa pessoa? Não tem como você não gostar de alguém assim não é? Claro que não, pois se trata de uma pessoa vista pela nossa sociedade como boa. Esse é um primeiro ponto, uma pessoa que é vista como boa pela sociedade tem um ganho de status. Mais mulheres podem se interessar por ele, o que pode resultar no aumento de seu fitness. Uma banda de rock é uma boa forma de mostrar tais atributos para um grande grupo de pessoas, acredito que uma banda de rock seja uma boa estratégia de aumento de fitness para todos os que fazem parte dela. Pense em bandas de rock que fizeram muito sucesso, os caras tinha dinheiro, fama e muitas mulheres a sua volta. Um exemplo clássico: Gene Simmons (baixista di KISS), dizem que ele foi um dos homens que mais fez sexo com mulheres diferentes na história. Mesmo que ele não seja o “campeão” o fato é que tocando em uma banda de rock de sucesso ele conseguiu aumentar seu fitness. É importante lembrar que a base biológica do comportamento existe, mesmo que de fato o fitness dele não tenha aumentado, já que não necessariamente as mulheres tiveram filhos dele.

O comportamento pode refletir características adaptativas, em nossas vidas com freqüência fazemos análises de custo e beneficio das situações; mesmo que seja algo inconsciente. É comum que pessoas ou amizades sejam despensadas quando os custos de se estar com alguém ou ser amigo de alguém são maiores que seus benefícios. Os animais foram moldados pela evolução para confiar em suas percepções sensoriais, mas nossa história evolutiva permitiu que conseguíssemos enganar as percepções alheias; acredioto que em algumas circunstâncias até mesmo as nossas. Confesso que meu problema não é com a nossa história evolutiva e sim com as certezas de alguns homens que confiam exageradamente em suas percepções, e o quão hipócritas e egoístas eles podem ser e ainda capazes de se mostrar para o mundo como pessoas “boas”. Somos animais morais, mas não naturalmente morais, por isso devemos analisar as nossas percepções de forma crítica antes de concluir algo, pois talvez nossa percepção não seja tão verdadeira quanto pensamos.
“The firs step to being moral is to realize how thoroughly we aren’t”.

Um comentário:

Laka disse...

1) você quer seu fitness? =/
2) Infelizmente não existem pessoas boazinhas simplesmente por serem boazinhas
3) Continuo achando q todo ser humano devia fazer aprendizagem =p
4) Eu escrevi, coincidentemente, sobre percepção no blog hehae
5) O homem e seus comportamentos são tão fascinantes, que agora eu te explico por que eu os estudo :p


beijão!