sexta-feira, 8 de agosto de 2008


É difícil tentar explicar o que pode criar laços tão fortes entre algumas pessoas, houve uma época em que acreditava que a infância foi o que tornou os laços de amizade que tenho com vocês tão forte, mas na mesma época que nossas amizades foram construídas outras crianças estavam no nosso círculo e nem por isso estão ligadas a nós com tal intensidade.

Mas acho que avaliando a personalidade de cada um fica fácil entender porque continuamos tão amigos, depois de tanto tempo. Pretendo ir no casamento de quem casar, ver o nascimento dos filhos de quem se tornar pai, ainda vou estar presente em muitos momentos felizes e outros tristes, quero envelhecer ao lado de vocês.

Como conseguiria não ver meu irmão caçula? Aquele que foi vítima de todas as minhas brincadeiras maldosas e mesmo assim permaneceu ao meu lado, perdoou cada patifaria que fiz com ele, algumas das quais tenho plena ciência do exagero cometido. Pessoas com o coração bom são assim, perdoam os atos mais infames... Mas meu irmão caçula não possui apenas um coração grande, ele possui uma inteligência enorme e, acima de tudo, uma força de vontade gigantesca, ele se tornou o melhor naquilo que se propôs e será o melhor em muitas outras coisas ainda. Certamente, ele vai ser quem vai emprestar dinheiro para os outros quatro...

Como manter distância de uma das pessoas mais engraçadas que conheci? Ele seria extremamente engraçado sem esforço nenhum, mas ele se esforça 18 horas por dia para ser o mais engraçado de todos. E as outras 6 horas? Bem, para quem tiver um olhar mais clínico perceberá que para ele, dormir é dormir, ser engraçado só quando estiver 100% acordado. Algum desatento pode pensar que ele é o bobo da corte, mas ele é muito mais do que isso, ele consegue ser o rei da corte, a rainha, o principe, a princesa, o cavaleiro, o mago, o artesão... Desafio qualquer um a desafiá-lo a ser qualquer coisa, e essa é a diferença entre ele e meu irmão caçula, ele é qualquer coisa que se propõe a ser e qualquer coisa que cada um de nós propor a ele fazer!

Como não sentir falta da paz do grupo? Esse moleque transmite uma paz que nem Gandhi transmitiu, é o nosso caçula (e não meu irmão caçula) e parece possuir a sabedoria do mundo em seus olhos, em seu silêncio. Nosso caçula, como qualquer caçula em qualquer família, é o nosso xodó. Fico mais feliz com as vitórias dele do que com as minhas, como exemplo disso foi a aprovação dele no vestibular, fiquei tão feliz com a conquista do nosso garoto que desconfio não ter estado tão contente com a minha aprovação. Existe uma crença de que quando reencarnamos escolhemos as pessoas que serão nossos amigos, inimigos, irmãos, pais... O objetivo dessa escolha é o crescimento espiritual, por exemplo, escolher um inimigo de uma vida anterior para ser o seu pai na próxima vida acarretaria num amadurecimento do amor, aprender a perdoar e etc. O nosso caçula, só pode ter sido meu pai, ou minha mãe, só isso conseguiria explicar a adoração que tenho por ele.

Por fim, como ficar uma semana sem ver o nosso líder? Agora escrever sobre esse moleque é difícil, qualquer caminho de prosa que eu venha a escolher cairei num sentimentalismo barato. Ele foi o primeiro dos quatro que eu conheci, e desde que nós nos conhecemos não arredei o pé do lado dele. Se preciso de ajuda é para ele que eu ligo, se ele precisar de ajuda, eu também estarei ligando para ele. O moleque possui tantas qualidades que é difícil escolher algumas para colocar num parágrafo. Acho que ele é quem melhor resume esse grupo de amigos, ele possui características que representam cada um de nós, desde o silêncio sábio de nosso caçula até a força de vontade do meu irmão caçula.

Tendo crescido com pessoas especiais como essas, fica óbvio o motivo de continuarmos tão amigos. Um brinde aos meus queridos amigos, desejo o melhor que o mundo tem para oferecer a vocês e por mais que pessoas de fora desse círculo (ou até mesmo um de vocês) achem esse texto piegas, foram palavras escritas com muita sinceridade. AMO VOCÊS!

4 comentários:

Marimbas disse...

Fudido. Melhor descrição só juntando com a do lobo. Texto muito bem escrito pelo nosso lider cultural,o que nos puxou pra esse lado tão lindo da vida. Obrigado Sallum. Se alguém de fora ler, sei que gostaria de ter um amigo como você. Um beijo do irmão caçula.

João Paulo disse...

Nossa... fiquei emocionado Sallum... nem sei o que te falar. Ficou lindo mesmo, mas como sempre acho que recebi mais crédito do que merecia hehehe. Valeu velho... Também amo vocês.

Pronome Indefinido disse...

Além de tudo, ainda é modesto!

Devaneios Delirantes disse...

MERMAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!
mucho loco hermano! jo voy dessir que soy um hombre emocionado con um texto tan deslumbrante e guapo!!!
de veras meu brother fico muito feliz com suas palavras e devo dizer que sempre te admirei demais, voce com esse seu jeito precoce e maduro parece que ja tem uns 300 anos porra!!!! voce eh nosso guru, sempre com uma palavra realista e madura e as vezes extremista pra caralho. Proponho um brinde a VOCE grande amigo!
vira vira vira, vira vira vira, vira vira vira VIROOOOOOOOOOUUUUUUUUUUU