terça-feira, 29 de setembro de 2009

Discotecando


Ao som pesado dos Stones (Let It Bleed) começo o primeiro, do que eu espero ser muitos, da série intitulada “Discotecando”. A idéia é sentar e discotecar para mim mesmo, escolher algumas músicas e documentar. Pretendo simplesmente me divertir ouvindo música e, como gosto de conversar sobre as músicas que estou ouvindo, começar um bate papo com você que me lê. Ah sim, aceito sugestões!

Bem, o fim de “let it bleed” não saciou minha cede de Stones, então continuo com eles com a música “sympaty for the devil”. A música é muito boa, me lembro da primeira vez que ouvi. Era mais tarde do que ela merecia, não me lembro exatamente do ano, mas já estava na faculdade. Ela é uma dessas músicas que quando você começa a ouvir você tem que continuar ouvindo até acabar, e na primeira vez, ela te deixa pensando sobre ela por alguns minutos, é aquela música que não acaba quando sua última nota é tocada.

Os Stones me lembra muito o country americano, aquele com uma forte influencia do blues. Por isso continuo nesse estilo country-blues e coloco uma do Creedence Clearwater Revival (fortunate son). Olha, escolher uma do CCR é sempre muito difícil, os caras tinham as manhas de fazer hits, porque eu acho que todas as músicas deles são hits, e é uma daquelas bandas que é difícil encontrar quem não goste.

Agora, no blues nacional, vou com “dente de ouro” do Blues Etílicos. Acho fenomenal o que os brasileiros conseguem fazer com o ritmo internacional, e como a mistura fica excelente. Nessa música o berimbau faz toda a diferença. Sem ele a música não teria a riqueza que tem, não teria o seu charme.

Continuando em terras Tupiniquins, damos de cara com “blues do elevador” do Zeca Baleiro. Essa música é muito boa, particularmente a letra. A riqueza da música está em versos inteligentes, como “as pombas podem voar alto, mas insistem em catar as migalhas no chão”, bem encadeados e num ritmo muito gostoso.

E num pequeno salto escolho “réu confesso” do Tim. Nem sei direito o que falar sobre essa música, nem sobre o cara. Mas é isso aí, muitas músicas a gente não precisa comentar, é só para e ouvir. Um beijo e até a próxima!

3 comentários:

João Paulo disse...

Foi umas bela seleção, mas eu teria escolhido "Like a Rolling Stone" na versão dos Stones, Proud Mary do CCR e Misty Mountain dos Etílicos. Legal o texto velho.
PS: Faltou um Lynyrd Skynyrd hehehe

João Paulo disse...

Foi umas bela seleção, mas eu teria escolhido "Like a Rolling Stone" na versão dos Stones, Proud Mary do CCR e Misty Mountain dos Etílicos. Legal o texto velho.
PS: Faltou um Lynyrd Skynyrd hehehe

Pronome Indefinido disse...

Em breve teremos Lynyrd Skynyrd. hehehe