sábado, 10 de abril de 2010

Mudanças


O inverno é rigoroso, neva bastante e as tempestades não dão trégua. A vida sobrevive como pode. Os animais estão magros, muitas plantas congelando. Não existe conceito de bem ou mal, isso é uma tolice humana. Nesse cenário não há autopiedade, depressão. Os seres foram moldados por condições ambientais e pelo tempo, muitos não conseguem sobreviver. Aqui o fracasso de um pode garantir a permanência de outros. Deus não existe, se existe é apenas mais um expectador do qual suas criações não tem conhecimento algum. A vida flui sem luxos ou patologias derivadas da complexidade humana.

Ele caminha pela tempestade, ele está sozinho. Está velho, sua força não é mais a mesma. Suas juntas doem, o frio é intenso demais. O inverno o maltratou mais esse ano, é possível ver suas costelas protuberantes, procurar alimento nessas circunstâncias é difícil. Caminha por horas na nevasca sem encontrar alimento nem abrigo até que encontra um buraco nas montanhas. Descansa por duas horas, um sono profundo. Quando a tempestade passa a fadiga ainda é visível em seu corpo, mas ele continua andando; precisa comer, está fraco demais. Na China antiga eram respeitados, vistos como filhos do céu e protetores da mãe terra. Muitos povos do mundo já respeitaram sua estirpe. Esse tempo antigo se foi, além de sofrerem com o rigor do inverno são perseguidos e assassinados com brutalidade. Isso não importa, eles nem têm consciência disso, é apenas mais uma ameaça a ser enfrentada.

Ao longe ele vê um par de olhos surgirem atrás de uma montanha, não é uma presa, mas um velho companheiro. Compartilharam caçadas, comida, abrigo. Hoje caminham sozinhos. Um dia tiveram um núcleo familiar, uma terra para proteger, irmãos de sangue, irmãos adotados. O olhar demora alguns segundos, é o suficiente para se reconhecerem. Eles desviam o olhar e voltam a seguir seus caminhos sumindo na neve. O tempo passa, as coisas mudam. Se para melhor ou pior não lhes cabe dizer, afinal são apenas dois lobos velhos e esses são conceitos humanos. Eles lidam com a realidade e não com abstrações humanas.

2 comentários:

Milles disse...

Adorei!
sua cara completa tudo nesse texto.

Saudade Guri!
bjux

Pronome Indefinido disse...

hehehehe
ficou muito tempo sem escrever sobre lobos...
Ficou com saudade?
Muit bom o texto cara!