quarta-feira, 31 de março de 2010

Violentados


Terça feira a noite, um documentário sobre a África passa na TV. Vejo um homem demonstrar a sua indignação, conta a história do irmão morto pela polícia em uma noite qualquer. Entraram em sua casa e o mataram, sem julgamento. Pode-se ver a ira naqueles olhos negros, sua pele também negra, o corpo é forte, tem que ser. O passado de exploração e abusos fez daquele um povo forte e resistente, mas em seu olhar é possível ver além da fúria, o cansaço.

Pendurado na parede da sala de outra casa simples no Camarões um retrato preto e branco em uma moldura de madeira é limpo cuidadosamente por uma senhora. Ela sente saudade do marido, sua filha muito pequena pergunta com freqüência:

- Quando o papai volta?

A filha mais velha responde.

- Quando as pessoas morrem elas não voltam. O papai não vai voltar.

Mesmo assim ela sempre volta a perguntar.

Uma noite o marido estava dormindo e a senhora dando de mamar à sua filha quando a polícia bateu em sua porta. No primeiro momento achou que eram bandidos. A polícia entrou na casa, tirou o homem da casa, do lado de fora estavam um irmão e um sobrinho do homem que eram seus visinhos. Perguntaram a mulher o que ela fazia e ela respondeu que dava de mamar. Eles revistaram a casa, entraram em outro quarto em que só havia meninas e saíram. Os homens nunca mais foram vistos desde então. A senhora afirma que teve sorte. Se não estivesse amamentando eles a teriam levado também e se houvesse um garoto na casa ele também seria levado. Essas histórias realmente aconteceram e vão continuar acontecendo. Diversos países no continente estão imersos no caos. Existem milhares de pessoas na Namíbia que não conseguem emprego, não tem comida para dar a seus filhos e tentam cruzar a fronteira para a África do Sul onde as condições de vida são melhores. A África do Sul recebe algumas dessas pessoas, mas o país não pode receber a todos. Coisas cruéis acontecem nessas fronteiras, pessoas morrem. E os europeus desgraçados que são os responsáveis pela ruína desses países onde estão? Os putos deveriam indenizar essas nações que eles violentaram e continuam a fazer dando as costas para essa realidade, para suas responsabilidades. Hoje o povo é violentado por seus próprios governantes e autoridades sem caráter. O que os ricaços do mundo estão esperando para ajudar? Uma catástrofe natural? Os olhares da mídia mundial caírem sobre esses países?

O Brasil também continua sendo violentado. Hoje por transnacionais, e o pior é que isso é feito com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. Tenho que admitir a ironia do nome, o banco financia projetos voltados para monocultura de cana de açúcar e eucalipto, exploração do minério, siderúrgicas, hidrelétricas, projetos que afetam de forma profunda e direta a vida de indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores, trabalhadores do Brasil, Equador, Bolívia. O banco aumenta o lucro de um grupo reduzido de empresas de capital nacional e internacional e causa prejuízos sociais e ambientais para o país. Falta transparência, compromisso com as pessoas, os discursos políticos são muito diferentes das ações práticas. E com esse cenário no Brasil e no mundo os porcos não são capazes nem de esperar o período de eleição para começar a fazer campanha, ávidos por mamar no seios da pátria mãe gentil.

Um comentário:

Pronome Indefinido disse...

Cara, o começo está meio confuso!