quarta-feira, 30 de junho de 2010

Herói nacional


Recebi por e-mail o trailler da sequência do filme "Tropa de Elite". E aproveito a oportunidade para colocar a minha opinião sobre o primeiro filme. Eu, diferentemente de muitos, não concordo com a idéia "os usuários é que financiam o tráfico". Na verdade, acho que a pessoa que diz uma coisa dessa só quer se abster de um problema social em que ela está diretamente envolvida, sendo um membro da sociedade. A tráfico é fruto da ilegalidade e, principalmente, dos problemas sócio-econômicos de nossa sociedade.

A criminalidade não é fruto do lucro, mas da situação palpérrima em que a maioria dos criminosos se encontra. Ou você acha que se todos os usuários de drogas ilícitas parassem de comprar drogas os traficantes iam dar os braços com os PMs e sair cantando "Nós somos jovens, jovens, jovens/ Nós somos o exército, exército do céu".

Pode esquecer, isso não acontecerá. Assim como a legalização não é, propriamente, uma solução. Da mesma forma, diante da legalidade, os traficantes do morro perdem seus "empregos", porém, continuam armados. Mais uma vez nos debatemos com um problema que perdura, pobreza gera criminalidade.

Mais uma vez não venho colocar a solução para o problema, mas debato a solução estapafúrdia que alguns insistem em defender. Para mim, essa é a solução que a classe média estava procurando para se aliviar da culpa.

São essas mesmas pessoas que costumam dizer: "bandido tem que morrer mesmo". Uma frase tão infeliz, bandido tem que ser reintegrado. É uma mentalidade muito limitada de uma sociedade que destrata a maior parte de sua população e a solução proposta é matar exatamente aqueles que são destratados. Ou seja, maltratar os destratados!

E, é por isso que Capitão Nascimento se tornou um herói. Ele comete atitudes desumanas em pessoas que não são tratadas como cidadãos. Ele é a cara do "bandido tem que morrer" ou "os usuários é que financiam o tráfico", ele é a representação daquilo que a classe média alta pensa. Ele é um herói de uma nação, um herói que representa a noções deturpadas de justiça e segurança de uma população omissa e corrupta.

2 comentários:

Müller disse...

Concordo com a maior parte(e isto já é bem positivo), mas por se tratar de um assunto extremamente polêmico, discordo de algumas colocações. Acho que o usuário financia o tráfico, mas concordo ser um problema de todos. Concordo com o fato da maioria dos criminosos entrarem no crime por não possuírem uma oportunidade na vida e que não é uma simples atitude(legalização)que vai acabar com toda a violência gerada pelo tráfico. O Capitão Nascimento se tornou herói nascional pelo que você disse, mas também por não ser corrupto e ter soluções mais "práticas" para um problema que ninguém assume mas é de toda a sociedade. A melhor parte é realmente a classe média tentar tirar o corpo fora... Muito bom. Seu texto é um bom ponto de partida para a discussão.

João Paulo disse...

Também curti o texto. Recentemente entrei em uma discussão sobre esse mesmo filme e me irrita fazerem desse cara um herói. Eu discutia com uma prima a cena em que ele tortura a mulher de um traficante e ela argumentou que a mulher merecia pois sabia com quem estava se envolvendo e que a profissão do cara era estressante. Cada um escolhe a profissão que quizer e que arque com as conseqüências e trate de fazer seu trabalho de forma ética. Em mulher não se bate...