terça-feira, 15 de julho de 2008

Voltando de Férias


Semana passada eu postei falando das férias e uma amiga fez um comentário sugerindo escrever sobre a volta das férias (o suplício envolvido na volta, para ser mais específico), então aqui estou escrevendo sobre o assunto.

Pensando nesse suplício eu fiz uma analogia com um fim-de-semana. O fim-de-semana, pelo menos para mim, é dividido em três partes importantes e essas partes podem ou não ter subdivisões.

A primeira parte de um fim-de-semana é a sexta-feira à noite, apesar de estarmos liberados para as festanças só depois das 18 horas (para maioria das pessoas, pelo menos), sexta-feira de tarde os planejamentos já estão sendo preparados, ligamos para nossos amigos e começamos a combinar para onde vamos no fim do expediente e de lá para onde pretendemos ir. Às 18h01 realmente começa o fim-de-semana, saímos com aquela alegria incontida, "a noite é uma criança e eu sou seu brinquedo, não sou eu que durmo tarde, é o sol que nasce cedo". Essa, para muitos, é a melhor parte dos dois dias de folga, temos todo o álcool do mundo para beber e o fim-de-semana inteiro pela frente para nos recuperarmos!

Agora tem a segunda parte, que é o sábado. O Sábado divide-se em três partes, a manhã, a tarde e a noite. A manhã é feita para dormir, você descansa o corpo e a mente da semana inteira e descansa o fígado do dia anterior. Sábado de manhã pode ser considerado por uns poucos como a melhor parte, "você tem a manhã inteira para dormir!". À tarde de sábado é algo tão libertador que não existe um padrão, faz-se de tudo num sábado à tarde, desde continuar morgando, passando por trilhas no mato ou volta ao bar, até trabalhar ou estudar (para uns poucos lunáticos). Sábado à noite é praticamente como a de sexta, porém você está mais acostumado com a folga e não tem mais dois dias pela frente, você terá um provável domingo sofrido.

Para falar da terceira parte do fim-de-semana eu preciso fazer ainda um outro comentário sobre o livro do Luís Fernando Veríssimo, numa crônica ele comenta sobre como hoje em dia as pessoas não sentem mais ressaca e eu concordo plenamente com ele nesse aspecto. MAS EU SINTO MUITA RESSACA! SIM, CERVEJA ME DÁ RESSACA! Por isso domingo de manhã geralmente é a parte da ressaca para mim, mas como eu sou raridade na arte de ressaquiar vou considerar como padrão os raros domingos de manhã sem ressaca. Domingo de manhã tem um brilho diferente, o sol brilha intensamente lá fora, não tem nenhuma nuvem no céu, os pássaros cantam, você ouve criancinhas brincando e rindo do lado de fora, mas existe uma sombra que se aproxima, e essa sombra é conhecida (e temida) por todos como SEGUNDA. Mas ainda é de manhã, ainda tem o almoço de domingo, ainda tem a tarde de domingo... O almoço de domingo também é algo muito amplo, quase tão amplo quanto a tarde de sábado, existem os almoços em família, churrascos com amigos, mexido da semana inteira, restaurante... Já o domingo à tarde é o limbo, a sombra está na sua frente e gargalha sobre o seu destino, como que dizendo "Em breve nos veremos". Você não tem mais nada a se segurar, você está a mercê do impiedoso tempo que não pára nunca e tudo que você tem pela frente é o tenebroso Fantástico! Vai escurecendo, seu peito aperta, a garganta arranha, sua voz fica embargada, seus olhos mais úmidos, todo o esforço de domingo de tardezinha é conter o desespero dentro de nossos corpos! Acho que esse sentimento de domingo tem uma origem mística, segundo a Bíblia, Deus criou o universo em seis dias e descansou no sétimo. Mas nós contrariamos essa ordem, Domingo é o primeiro dia da semana, e nesse dia estão sendo criados os céus e a terra, a luz e as trevas. Um dia desses não pode ser bom!

Agora as férias funcionam da mesma forma, sexta à tarde é como os dias antes das férias, você está tão animado com o chegar da folga que já vai planejando tudo, para onde vai viajar, quanto tempo vai ficar em cada lugar, quanto tem para gastar... Quando finalmente chega as férias existe um pequeno período que equivale a sexta à noite, você sai e toma todas, vai para todos lugares, dorme pouco, come mal, e como seu equivalente no fim-de-semana, esses dias também são a parte favorita da maioria das pessoas.

A segunda parte das férias é a parte da preguiça, aqui você descansa tudo que não descansou no ano que passou e descansa dos dias de loucura das férias, aqui descansamos nosso fígado também (como sábado de manhã). E depois dessa fase de descanso vem a parte libertadora das férias, que, como sábado à tarde, faz-se de tudo, inclusive tem as pessoas que resolvem trabalhar para ganhar uma grana extra ou estudar (são os mesmos alucinados que trabalham ou estudam no sábado).

Agora a última semana das férias é o domingo. Temos sete dias de folga, mas depois voltamos a trabalhar. Os primeiros três dias dessa semana são equivalentes à manhã de domingo, tudo está lindo, mas seu estômago está começando a sentir um calafrio. No quarto, quinto e sexto dias o desespero está batendo forte, seu estômago embrulha com uma certa freqüência, estamos tão à flor da pele “que qualquer beijo de novela (me.)[nos] faz chorar”. Agora o último dia das férias é o Fantástico, você não sabe se a morte é algo tão terrível assim, o descanso eterno parece uma idéia não só muito atraente, como algo muito sensato. Você fica vendo aquelas matérias sem graça e pensando, “como será que o Zeca Camargo cairia do WTC em chamas?”. A tristeza é tão esmagadora e a carregamos desde os primórdios de nossa vida, quando arrumamos o material escolar para volta às aulas, e o pior é que existiam as crianças que falavam que sentiam falta da escola, essas crianças cresceram e se tornaram as pessoas que não só trabalham no sábado à tarde e num período das férias como também chegam para você e falam “Um mês é muito tempo, fico cansado de ficar à toa”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Yes!! Gostei da analogia e de ter escrito sobre a minha sugestão. Beijos...

Moraes disse...

muito bom!

mas faltou o principal... porra, a rodada do brasileirão no domingo!! huhauha

Devaneios Delirantes disse...

saudaçoes Brennisticas!!!!
adorei a ideia do blog e estou gostando muito dos textos de voces! parabens voces escrevem mo bem !!!
quero tb deixar minhas opnioes, ideias, devaneios, loucuras e tudo mais que vier a minha mente!
me manda um convite pra eu poder postar tb!!!!!!!!!!!!
um forte abraço do Brennesh

Devaneios Delirantes disse...

tai meu e-mail: batatinhavoa@gmail.com

Marimbas disse...

Porra. Só agora que tive o prazer de ler esse excelente texto. Do caralho Sallum!!! Se não for o melhor, tá entre os primeiros do Blog. Parabéns...

Marimbão.